Sala Cheia | Ep. 12 Pedro Santa Clara: A tecnologia destruirá as universidades, tal como as conhecemos?

Podcast Sala Cheia

O décimo segundo episódio da 1ª temporada do Podcast Sala Cheia está já no ar 🎙️

Pedro Santa Clara, Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa, é o Diretor da Escola 42 em Portugal. A 42 é uma escola de programação que atualmente concorre com as melhores universidades do mundo ao nível curricular e de taxa de empregabilidade no mercado de trabalho. O modelo inovador de aprendizagem por si só já apresenta argumentos para reflexão.

Contudo, nesta conversa fomos um pouco mais longe e discutimos como de facto pode estar a posição das Universidades afetada por projetos educativos/formativos que cumprem com qualidade os objetivos dos alunos. A tecnologia permite hoje implementar novos modelos de ensino e isso poderá colocar em causa a forma da oferta formativa das Universidades.

Deve a Universidade continuar a ser o polo de formação especializada ou regressar à posição de investigação e produção científica? De que forma é que as instituições de ensino amarradas para implementar novas formas de ensinar? Vai a tecnologia alterar de forma dramática como se ensina e aprende no Ensino Superior? Discutimos estas e outras questões que vão lhe fazer refletir sobre qual será o caminho da formação e educação no futuro.

 
Ouça agora o episódio:

Também poderá ver o este episódio com o Pedro Santa Clara no nosso canal do Youtube, aqui.

 
 

Consulte os episódios anteriores aqui.

 

O Sala Cheia está já disponível nas seguintes plataformas: Anchor, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Castbox, Pocket Casts, RadioPublic e Stitcher.

Fique atento, todas as quintas-feiras lançamos um novo episódio com especialistas que nos ajudarão a transformar a gestão da formação e educação em Portugal. Para não perder nenhum episódio, faça parte da comunidade Sala Cheia, preenchendo o formulário abaixo:

 

Artigos relacionados