O meu website está lento, e agora?

Marketing

Um website lento e que demore muito tempo a carregar os conteúdos pode ter consequências catastróficas. Entre elas, a perda de clientes e a má indexação nos resultados de busca no Google. E, atenção, a culpa da lentidão do website, muito raramente, é consequência da qualidade da ligação à internet dos seus visitantes.

 

Como posso medir a velocidade do meu site?

Existem várias ferramentas no mercado que permitem testar a velocidade do seu site, entre elas o Google Lighthouse, o Google Analytics e o Website Grader. Elas permitem-lhe não só perceber se a velocidade é ou não satisfatória, como também quais são os fatores que o tornam mais lento.

O que faz com que o seu site fique lento?

Os problemas mais comuns são os seguintes:

  • Imagens muito pesadas
    Imagens com uma resolução ou formato incorretos irão influenciar negativamente a velocidade de carregamento do seu website e, consequentemente, a sua indexação no Google.
  • Utilização errada de scripts
    Scripts são linhas de código que permitem que os vários elementos do seu website carreguem corretamente. Se os scripts estiverem muito dispersos, esta ativação demorará muito tempo.
  • Hospedagem não adequada às necessidades do seu website
    O plano de hospedagem do seu website pode não ser suficiente para garantir a otimização do seu servidor para usufruir de todos os recursos do seu website da melhor forma possível.

Como é que o Gigantone me pode ajudar?

  1. Redimensionamento de imagens
    O Gigantone redimensiona automaticamente as suas imagens, impedindo que fiquem pesadas e influenciem negativamente o carregamento do seu site.
  2. Embutir vídeos
    O Gigantone permite-lhe partilhar vídeos no seu website sem ser necessário carregá-los diretamente no seu website. Pode embuti-los através de um link do Vimeo ou, inclusive, do YouTube.
  3. Focado em formação
    Não tão óbvio como as anteriores, ter um website focado numa funcionalidade permite-lhe ganhar eficiência e simplicidade naquilo que este processa, o que promove um website mais leve e rápido.
  4. Manutenção e Atualizações regulares
    Com o processo de manutenção e atualização do seu Gigantone, procuramos garantir sempre a sua melhor performance a cada atualização, por isso, não será prejudicado a cada nova funcionalidade que seja lançada.

 

Para estar à par de todas as novidades Gigantone e receber dicas que o ajudarão a revolucionar a sua empresa de formação, junte-se à nossa Comunidade, preenchendo o formulário abaixo:

 

Artigos relacionados