Em qualquer negócio é preciso construir produtos (ou serviços). Esse processo pode ser mais consciente ou menos, pode ser mais intuitivo ou formalizado. Pode ser mais penoso ou mais simples, mas, seja como for, tem que ser feito.
No negócio da formação os produtos são cursos. Um curso é um conjunto de formadores, um programa, uma carga horária, um calendário. Mas um curso é muito mais do que isso, é uma proposta de valor, um compromisso de transformação.
Um curso, como qualquer produto, tem que ter um preço, um nome, tem que ter um conjunto alargado de características definidas e tem que, naturalmente, assentar numa leitura das necessidades do mercado, tendo que procurar dar resposta a um anseio concreto de um target específico, tendo ainda em conta o ambiente competitivo.
A criação e comercialização destes produtos implica, portanto, uma dimensão de análise do mercado e do consumidor, implica a identificação de formadores que possam corporizar aquilo que se pretende, implica a definição de um plano formativo, implica uma análise de rentabilidade e muita negociação, implica gestão logística e administrativa, implica um plano comercial e de marketing, implica a antecipação de dúvidas dos consumidores e elaboração de manuais de atendimento. Implica, ainda, uma pesada compliance regulatória se se tratar de uma empresa certificada ou se estiver a apresentar formação que careça de algum tipo de formalismo administrativo e científico.
Ora, é fácil que quem esteja de fora, quando olha para um curso, desconheça todo o enorme trabalho que está por trás, porém, ele está lá, envolve muitas pessoas e muito tempo e, por isso, fica caro. Tudo isso é investimento que pode ou não ter retorno.
Conhecer a área da formação e educação demora tempo, perceber quais os pontos fundamentais para a base da construção de um curso envolvem muito estudo, mas ao longo dos anos tornámo-nos especialistas na área da formação.
E foi esse conhecimento e competência que ajudou na construção do Gigantone. Criámos soluções que ajudam a automatizar vários processos, ao mesmo tempo que arranjámos forma de tornara comercialização e venda de cursos algo muito mais eficaz e eficiente.
Criar coisas, seja um novo curso, um novo modelo de negócio ou uma nova empresa não é fácil e, claramente, não é um jogo de sucesso garantido. O Gigantone surge para aumentar as possibilidades de sucesso no caso de negócios de formação.