Como construir um curso online único e acima da média?

Formação Online

Um curso online deve ser muito mais do que um mero repositório de informação. A experiência de consumo deve ser verdadeiramente transformadora e impactar positivamente a vida do aluno. No final do curso, o aluno deve conseguir sair com um novo conjunto de competências que o tornem mais apto para realizar a sua profissão ou outra qualquer atividade.

Partilhamos consigo 7 recomendações que o ajudarão a construir um curso online único e garantir uma experiência acima da média aos seus clientes face aquilo que a concorrência faz. Com o aumento de oferta de formação online, procurar ser diferente é essencial.

  1. Escolha bem a LMS
    A utilização da LMS deve ser fácil, intuitiva e eficiente. Procure uma LMS que tenha um aspeto moderno, alinhado com a sua marca e que se comunique com o seu sistema de compras atual. A experiência pré-curso pode afetar a perceção geral da qualidade do curso.

  2. Eleve a fasquia com desafios frequentes
    Crie desafios e testes que coloquem em destaque todas as competências que os alunos deverão a adquirir com o curso. Faça a ponte entre os objetivos traçados e os resultados alcançados e/ou esperados.
  3. Selecione um formador proficiente e carismático
    A manutenção da atenção e do envolvimento de um aluno num curso online assíncrono pode ser um desafio, uma vez que não tem a possibilidade de interagir com o formador em tempo real. A escolha de um formador altamente especializado e verdadeiramente apaixonado pelo tema que vai apresentar é a solução para cativar e arrebatar os seus alunos.
  4. Promova o dinamismo e interação
    O aluno deve ser ativo no seu próprio caminho de aprendizagem. Enriqueça o curso com quizzes e resolução de exercícios.
  5. Dê maior enfase à prática
    Construa o curso de forma que os seus alunos coloquem logo as mãos na massa. Proporcione o apenas a quantidade de enquadramento teórico necessária e que lhes permita colocar em prática as suas aprendizagens e, assim, potenciar o seu grau de envolvimento.
  6. Utilize recursos visuais
    O processo de aprendizagem e retenção de conhecimentos é mais eficiente se for acompanhado de infográficos, esquemas, tópicos, entre outros.
  7. Possibilite momentos de reaprendizagem
    Dê a oportunidade ao aluno de refazer um teste sem alterar a pontuação mais alta registada, permitindo-lhe colocar-se à prova mais vezes e monitorizar o seu próprio progresso.

Se implementar estas recomendações, asseguramos-lhe que o resultado será um curso online extremamente cativante e interessante para os seus alunos.

Quer saber como pode melhorar a taxa de conclusão dos seus cursos online? Clique aqui.

Para estar à par de todas as novidades Gigantone e receber dicas que o ajudarão a revolucionar a sua empresa de formação, junte-se à nossa Comunidade, preenchendo o formulário abaixo:

 

Artigos relacionados