As dificuldades das empresas de formação (e como estamos a tentar ajudá-las)

Gigantone

Sejamos claros: é muito fácil entrar no mercado da formação; as barreiras à entrada são muito escassas. 

Um pouco mais difícil pode ser a obtenção da certificação DGERT, porém, com alguma dedicação e processos bem construídos, não tem por que ser uma barreira intransponível.

Ora, se entrar no mercado é relativamente fácil, começar a vender é que pode ser mais difícil, sobretudo se os fundadores não tiverem já algum histórico pessoal ou profissional que facilite alguns processos.

Portanto, uma das primeiras barreiras é conseguir um número mínimo de receitas que permita à empresa, de forma sustentada, pagar os custos.

Depois de passada esta barreira da sobrevivência, vem outra: fazer crescer a empresa. Mesmo empresas que conseguem ser sustentáveis durante anos, muitas vezes têm uma enorme dificuldade em crescer.

Seja para romper as dificuldades iniciais e atingir um patamar de sustentabilidade, seja para crescer e levar a empresa a outro patamar, as dificuldades tendem a ser de natureza financeira, mas também de gestão até porque qualquer empresário sabe que gerir uma empresa implica não só muito trabalho mas, também, de muitas competências diferentes.

Ora, é frequente, sobretudo nas empresas mais pequenas e com menos recursos, não haver todas as competências que seriam necessárias para vencer as dificuldades. Isto é também agravado pelo facto das empresas, mais pequenas ou maiores, terem que gastar muitos recursos em trabalho de relativo baixo valor acrescentado, nomeadamente de compliance regulatória e fiscal, que dificulta a alocação de tempo a tarefas mais relevantes a nível comercial e de marketing, por exemplo.

A este desafio de gestão, tende a juntar-se a dificuldade de natureza financeira, ou seja, para se chegar mais longe tende a ser necessário investir mais, seja em pessoas, ferramentas ou sistemas que permitam automatizar processos, ter acesso a mais dados de gestão, etc. Sem isso é difícil chegar a um patamar superior porém, para agravar o problema, muitas vezes não há dinheiro suficiente para financiar esse processo.

O Gigantone endereça, justamente, estas dificuldades já que permite, em poucos dias, ter um website a funcionar, o que possibilita à empresa começar a operar de forma imediata, ainda por cima com um website desenhado especificamente para empresas de formação. É um sistema que integra uma loja online – que permite vender – com um LMS – que permite ao formando consumir a formação online e que tem uma série de automatismos que facilitam muitos processos de gestão.

É o nosso contributo para ajudar o setor da formação a chegar, como um todo, a um novo patamar. Um contributo inspirado pelas nossas próprias dores de crescimento ao longo dos anos a gerir negócios de formação.

Artigos relacionados